quarta-feira, 15 de julho de 2009

Artigo: SPAM


Quando o uso de emails se começou a tornar mais popular, algumas pessoas mais espertas começaram a usar esse recurso para enviar propagandas e formas de enganar as pessoas. Esses emails indesejados receberam o nome de Spam.
Spam é uma abreviação do termo inglês “Spiced Ham”, que significa literalmente “presunto temperado”. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, o spam é vendido como um apresuntado em lata conservado em azeite temperado.

Quem usa emails já viu algo assim. Dependendo do serviço de email usado, a proteção anti-spam pode ser apresentada de maneiras diferentes.

A maioria dos serviços de webmail, ou seja, aqueles emails que você lê e usa directamente de sites e provedores na internet usando o seu navegador favorito como o Gmail ou o Hotmail, separam as mensagens electrônicas identificadas como spam para uma pasta exclusiva. Esses emails não passam nem pela caixa de entrada, sendo filtradas directamente para a caixa de Spam.

Os serviços de email POP3, ou aqueles que você recebe no seu computador através de um programa como o Outlook ou o Thunderbird, muitas vezes modificam o assunto do email e adicionam alguma tag como [SPAM] ou *****SPAM***** para que você mesmo possa identificá-los. Alguns serviços de webmail também fazem o mesmo.

1 comentário:

  1. Oi Filipe, tudo bem?
    Sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Symantec.
    Você sabia que 90% do total de e-mails trocados no mundo são spams?
    Esse dado foi divulgado esse mês pela Symantec num relatório onde ela atesta, ainda, que a maior quantidade de spams enviados nas últimas semanas tinha como tema a vida e morte de Michael Jackson. Geralmente os criminosos utilizam notícias e assuntos de grande apelo para disseminar seus links maliciosos.
    Se desejar saber mais sobre esse assunto, mande um e-mail para giovanna.carvalho@edelman.com

    Um abraço

    ResponderEliminar